Página inicial / Notícias / BIBLIOTECA DE SÃO PAULO ATINGE MARCA DE 3 MILHÕES DE VISITANTES

BIBLIOTECA DE SÃO PAULO ATINGE MARCA DE 3 MILHÕES DE VISITANTES

Espaço cultural construído no local onde funcionava o Carandiru recebe, diariamente, moradores de albergues da região para lazer, integração e trabalho; instituição já foi finalista de prêmio internacional

A Biblioteca de São Paulo, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado, celebra nesta quinta-feira a marca de 3 milhões de visitantes. A instituição, que segue o conceito de “biblioteca viva”, foi construída no terreno onde funcionava a antiga Casa de Detenção de São Paulo (Carandiru); foi finalista do The London Book Fair International, uma das mais importantes feiras de livros do mundo, na categoria “Melhor Biblioteca do Ano”; e recebe, diariamente, moradores de albergues e casas de acolhida da Zona Norte para atividades educativas, acesso a leitura e internet, integração e lazer.

O advogado Bruno Garcia Fontes, de 33 anos, foi o visitante número 3 milhões da Biblioteca de São Paulo. Morador de Guarulhos, Bruno é frequentador assíduo e visita a biblioteca para estudar e ler clássicos.

Números

Com a marca de 3 milhões de visitantes atingida nesta quinta (29), a Biblioteca de São Paulo possui 26.819 sócios ativos, acervo com 41.244 livros e realiza, em média, 60 atividades por mês, entre elas, cursos de tecnologia e oficinas de smartphones para idosos, contações de histórias, atividade de iniciação e estímulo à leitura para crianças de 6 meses a 4 anos, aulas de yoga e bate-papos com escritores.

Antigo Carandiru

A Biblioteca de São Paulo foi inaugurada em 8 de fevereiro de 2010 como parte do projeto de revitalização urbana no terreno em que funcionou a Casa de Detenção de São Paulo, também conhecida como Carandiru. Atualmente ocupada pelo Parque da Juventude, a área congrega um conjunto de equipamentos culturais, esportivos e de educação, dos quais a Biblioteca faz parte.

Prêmio internacional

A Biblioteca de São Paulo foi finalista do The London Book Fair International Excellence Awards 2018 na categoria Melhor Biblioteca do Ano, ao lado de instituições da Noruega, Dinamarca e Letônia. Os diferenciais do projeto e das atividades oferecidas pela BSP, que transformaram a área onde anteriormente existia o Carandiru em uma praça cultural e local de acolhimento e descobertas, motivaram a indicação.

Biblioteca Viva

A Biblioteca de São Paulo, instituição da Secretaria de Cultura e Economia tem como objetivo não apenas incentivar e promover o interesse pela leitura, mas de seguir o conceito de “biblioteca viva”, participando do cotidiano da comunidade em que está inserida e promovendo atividades diversas. Além de atividades para todas as idades – desde o “Lê no Ninho”, espaço de estímulo à leitura para bebês, a contações de histórias para todas as idades e clube de leitura para adultos -, o espaço conta com computadores com acesso à internet e sala de videogames.

Acessibilidade

Máquinas que folheiam as páginas de qualquer livro, scanners que transformam livros comuns em áudio, impressora de imagens em alto relevo e dispositivo tátil que reproduz as informações da tela do computador em braile são apenas alguns dos aparelhos que possibilitam o acesso de deficientes visuais e pessoas com mobilidade reduzida à leitura disponíveis na Biblioteca de São Paulo.

As tecnologias disponíveis nas bibliotecas são: leitor de audiolivro Victor Reader, scanner Plustek BookReader, ampliador de caracteres, folheador eletrônico, mesa tátil e óculos Orcam My Eye. O scanner Plustek é o aparelho mais utilizado pelos portadores de deficiência que frequentam as bibliotecas.

A BSP conta também com serviço de assistência social.

Fonte: Governo do Estado

Sobre admin

Check Also

Livro de Patrícia Palma revela rede de bibliotecas religiosas que contribuiu para cultura escrita no século XVIII

Samuel Mendonça 13 de Novembro de 2019 Cultura Deixe um comentário Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo A …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *