Página inicial / Sistema CFB/CRB / CRB8 / As Instituições da Biblioteconomia Brasileira: atitude, engajamento e compartilhamento do conhecimento

As Instituições da Biblioteconomia Brasileira: atitude, engajamento e compartilhamento do conhecimento

Texto por Sidnei Rodrigues de Andrade*

Saudações, Profissionais da Informação!

Num cenário sociopolítico e econômico mundial e brasileiro que todos estamos em período de isolamento social devido a pandemia global. Percebei que duas instituições da Biblioteconomia Brasileira estão empenhadas em prol do desenvolvimento do conhecimento, educação e a biblioteconomia.

A primeira que chamou a minha atenção bem inicio do isolamento social foi Conselho Regional de Biblioteconomia Região-8 São Paulo que abriu uma página no YouTube convidando os profissionais da informação de todo Estado de São Paulo, a compartilhar os livros de suas unidades de informação para público infantil e adolescente.

Destaque para uma grande parceira formada pela FaBCi FESPSP e bibliocolega: Roselene Medeiros que está fazendo uma enorme diferença em nossa área de atuação:

Fonte: CRB-8 SP do You Tube.

Em seguida, a instituição da Biblioteconomia Brasileira que está localizada na região do nordeste: Conselho Regional de Biblioteconomia Região-3 Ceara-Piaui que fez uma bela campanha de conscientização sobre Universalização das Bibliotecas Escolares da legislação: 12.244/2010.

Fonte: CRB-3 Ceara-Piaui no You Tube.

A partir deste evento percebei o envolvimento de todos os conselhos regionais de biblioteconomia do 1 ao 13 e inclusive o Conselho Federal de Biblioteconomia  abraçado a causa em prol da biblioteca escolar.

Sinceramente, me senti representado por todos esses profissionais da informação (Bibliotecários, Arquivistas e Museólogos) que estão aplicando três conceitos simples da política e a cidadania neste contexto contemporâneo: atitude, engajamento e compartilhar conhecimento humano.

Os instrumentos das mídias sociais foi uma ótima oportunidade de aproximação com os profissionais da informação em outros municípios, estados e regiões do Brasil. As instituições de ensino superior de Biblioteconomia e Ciência da Informação, representada pelos nossos maravilhosos e espetaculares docentes e os discentes empenhada nas aulas online.

Minha enorme vontade dar um abraço de gratidão em todos os profissionais da informação, docentes e discentes de Biblioteconomia e Ciência da Informação do Brasil em serem dedicados, determinados e engajados por lutar e continuar em prol da nossa Democracia e a Educação.

Para finalizar esse simples artigo de gratidão de todos vocês, vou compartilhar duas reflexões da Escola da Vida:

“Todos os seres humanos, causa impacto uns aos outros”. – Patch Adams – Robin Williams.

“O Tesouro do humilde, é a gratidão”. – William Shakespeare

Abraços e Muito Obrigado.

*Sidnei Rodrigues de Andrade – Bibliotecário, Co-autor do Livro Despertar do Mestre. Colunistas: do Blog Monitoria Cientifica FaBCi – FESPSP (Admiráveis Bibliotecas Comunitárias: senso-crítico dos lideres comunitários), Site Sala Secreta 3s sobre Diversidade Cultural Humana e Cultura Afro-Brasileira e site Bibliothinking (Sapência Literária: uma percepção através dos livros). Trabalho no Grupo Universidade Brasil – Faculdade Centro Paulistano Interlagos.

Sobre admin

Check Also

Projeto de leitura para pessoas acima de 60 anos está com inscrições abertas em Itapetininga

Segundo a prefeitura, a iniciativa é totalmente digital e segura. Acervo virtual possui mais de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *