Página inicial / Biblioteconomia / Bibliotecárias(os) / Formação Profissional / As inscrições para seleção do mestrado e doutorado em Administração Pública e Governo estão abertas

As inscrições para seleção do mestrado e doutorado em Administração Pública e Governo estão abertas

Texto por CEPESP

Estão abertas as inscrições para mestrado e doutorado Acadêmicos em Administração Pública e Governo da Fundação Getulio Vargas (FGV). Os alunos aprovados em ambos cursos terão isenção de mensalidade. Os cursos possuem três linhas de pesquisa, e o Centro de Política e Economia do Setor Público (FGV Cepesp) está ligado à linha de pesquisa Política e Economia do Setor Público (PESP).

As inscrições podem ser feitas até 9 de outubro de 2020 (com desconto na taxa de inscrição até 1º de julho), com início das aulas em fevereiro de 2020. Em função dos desafios impostos pela pandemia do coronovirus, para este ano há novidades no edital quanto à exigência do teste ANPAD, que foi colocado como opcional.

O objetivo da linha de Política e Economia do Setor Público (PESP) é contribuir para o desenvolvimento democrático do país através do conhecimento produzido pelas suas pesquisas. Ao longo dos últimos anos, a linha de pesquisa de PESP tem sido procurada por alunos de ciência política, jornalismo, direito, economia, administração e outras áreas das ciências sociais. O foco principal de pesquisa é a relação entre política e economia, na compreensão das restrições e potencialidades das políticas públicas.

As pesquisas da linha visam aferir a influência exercida pelas instituições sobre as decisões de políticas públicas. Mais especificamente o trabalho se estrutura nas seguintes linhas de pesquisa: Instituições Políticas, Finanças Públicas, Economia Urbana e Transportes, Economia da saúde, educação e meio ambiente, além de temas ligados à macroeconomia do desenvolvimento e ao processo de desenvolvimento econômico.

Confira, abaixo, informações sobre os docentes da linha de pesquisa PESP:

  • Rudi Rocha – Coordenador da linha, é professor da EAESP-FGV nos cursos de graduação e pós-graduação, é pesquisador do Cepesp/FGV. Suas principais linhas de pesquisa incluem: econometria aplicada e avaliação de políticas públicas; economia da saúde e demografia econômica; e economia do meio-ambiente.
  • Ciro Biderman – professor dos cursos de graduação e pós-graduação em administração pública e economia da Fundação Getulio Vargas (FGV), e coordenador do Cepesp/FGV. Seus interesses de pesquisa incluem economia urbana e regional (focada em políticas públicas em nível subnacional), com ênfase particular nas políticas fundiárias e sua interação com os mercados imobiliários e custos de transporte.
  • Cláudio Couto – Professor da EAESP-FGV, é pesquisador do Cepesp/FGV e Coordenador do Mestrado Profissional em Gestão e Políticas Públicas (MPGPP) da EAESP-FGV. Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Conflitos e Coalizões Políticas, atuando principalmente nos seguintes temas: política brasileira, instituições políticas, processo de governo, partidos políticos, constitucionalismo e democracia
  • Elize Massard – Professora da EAESP-FGV, é pesquisadora do Cepesp/FGV. Sua agenda de pesquisa é interdisciplinar, na fronteira entre a ciência política, economia e saúde pública – com temas ligados à economia política da regulação de produtos e serviços de saúde em perspectiva comparada; integração das políticas de ciência, tecnologia, inovação e saúde; e formulação e implementação de políticas de saúde no Brasil, com ênfase na inovadora e renomada política de controle do HIV/AIDS.
  • George Avelino – Professor da EAESP-FGV, onde é professor nos cursos de pós-graduação, é coordenador do Cepesp/FGV. Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Eleições, Partidos e Coalizões Políticas, atuando principalmente nos seguintes temas: política comparada, política subnacional, democracia, partidos políticos e eleições, federalismo e descentralização, políticas públicas
  • Nelson Marconi – Coordenador executivo do Centro de Estudos do Novo Desenvolvimentismo da Fundação Getulio Vargas (FGVcnd). Doutor e Mestre em Economia pela FGV de SP, tendo realizado bolsa sanduíche no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). Graduado em Economia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Professor adjunto dos cursos de graduação, mestrado e doutorado acadêmico e mestrado profissional em Administração Pública e Governo, na FGV de SP. Tem experiência e desenvolve pesquisas nas áreas de Economia e Gestão Pública, com ênfase em Macroeconomia do Desenvolvimento, Teoria do Desenvolvimento Econômico e Economia do Setor Público.

O edital do processo seletivo para o mestrado acadêmico pode ser conferido aqui, e o edital para o doutorado acadêmico, aqui. Ambos os cursos serão apresentados em um encontro online com suas respectivas coordenadorias no dia 4 de agosto, às 19h, é necessário realizar inscrição, na área “Sessão de Informação”, no link de informações sobre o curso.

Conheça mais sobre a linha de PESP no vídeo do professor Rudi Rocha, coordenador da linha:

Fonte: CEPESP

Sobre admin

Check Also

Atualização dos dados de 2019 Bibliotecas SisEB – Prorrogação de prazo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *