Página inicial / Biblioteconomia / Bibliotecas / Bibliotecas do Sistema S / Aproveite as férias para ler e se entreter na biblioteca do Senac em Limeira

Aproveite as férias para ler e se entreter na biblioteca do Senac em Limeira

Aberta ao público durante todo o ano, a biblioteca do Senac Limeira também funciona nas férias escolares. O objetivo é atrair os amantes da leitura para frequentar o espaço com mais de 5 mil obras registradas – entre livros infantis, técnicos, de ficção, gibis e revistas. No local, os visitantes contam, ainda, com videogame, jogos de mesa diversos, além de computadores e tablets.

A biblioteca da unidade também possui em seu acervo obras literárias e jogos em braile, além de funcionários com conhecimento em Língua Brasileira de Sinais (Libras) e elevador para garantir o acesso de todas as pessoas.

De acordo com Luisa Jaschke, funcionária da biblioteca do Senac Limeira, o ambiente estimula o interesse pela leitura, pesquisa e busca por conhecimento, assim como propicia ao público momentos de lazer e diversão. “Seja por prazer, para estudar ou para se informar, a prática da leitura aprimora o vocabulário e dinamiza o raciocínio e a interpretação. Incentivar a utilização desse espaço, inclusive nas férias, reforça o compromisso do Senac com a formação cultural das pessoas”, comenta.

Para quem não é aluno da instituição e deseja utilizar a biblioteca, é necessário fazer um cadastro direto no local. Basta apresentar o CPF, RG e um comprovante de residência. Existe ainda a possibilidade de se tornar sócio da biblioteca do Senac Limeira. A vantagem é que além de emprestar livros de literatura, um por vez, e fazer consultas em materiais de pesquisa na própria biblioteca. O empréstimo tem duração de 14 dias, podendo ser renovado por até três vezes desde que não haja reserva, ao sócio é permitido também a utilização do computador 1 hora por dia, pagando por mês uma taxa de R$ 10. Importante lembrar que a inscrição tem validade local, isto é, os empréstimos e acesso aos materiais só ocorrerão na unidade em que foi feita a inscrição.

Caixinha e varal de doações

Para estimular ainda mais o hábito da leitura, desde novembro de 2017, o Senac Limeira fixou uma caixinha de doações no portão de entrada da unidade, para que todos que passam por ali – alunos, funcionários e comunidade –, possam doar e trocar livros. Ao lado, há também um varal onde as pessoas podem pendurar roupas e guarda-chuvas para doação. Dessa forma, quem passa pelo local e precisa de algum item sente-se à vontade para pegar. “Ambas as ações têm sido muito positivas, e é interessante ver o envolvimento de todos. A ideia do varal surgiu devido às chuvas frequentes de janeiro, e tudo o que é colocado vai embora rapidinho”, conta Luisa.

Rede de bibliotecas

Juntas, as bibliotecas das unidades da rede Senac São Paulo e dos campi do Centro Universitário Senac totalizam 56 centros de informação. São mais de 10.500m² construídos para atender clientes e comunidade em geral do Estado de São Paulo. O acervo inclui mais de 500 mil volumes.

Com as portas sempre abertas à população, além dos livros literários e periódicos, as bibliotecas possuem publicações em vários formatos e as prateleiras são ocupadas com as novidades do mercado nas áreas contemporâneas em que o Senac São Paulo atua. São elas: jornalismo, fotografia, publicidade, cinema, design de multimídia, informática, moda, saúde, terceiro setor, turismo, hotelaria, gastronomia, meio ambiente, educação, idiomas, administração e negócios.

Além do acervo físico, o Senac São Paulo possui um acervo digital composto por conteúdos multidisciplinares nacionais e internacionais de e-books, artigos de revistas científicas e especializadas, jornal eletrônico e normas técnicas. O acesso a esse conteúdo é liberado nas dependências do Senac, apenas para alunos cadastrados.

Fonte: Rápido no Ar

Sobre admin

Check Also

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *