Página inicial / Notícias / Anuidade 2020 e atividades do CRB-8

Anuidade 2020 e atividades do CRB-8

O Conselho Regional de Biblioteconomia do Estado de São Paulo – CRB-8 foi criado por meio de Legislação Federal e para sua operacionalização e realização de seus objetivos depende da contribuição obrigatória (anuidade) e taxas previstas e autorizadas pelo art. 149, da Constituição Federal. Esse artigo prevê expressamente a competência da União para instituir contribuições de interesse das categorias profissionais ou econômicas, determinando a aplicação dos princípios da legalidade tributária a elas. A obrigatoriedade de recolhimento das contribuições anuais é inerente ao exercício de todas as profissões regulamentadas.

A contraprestação do pagamento do tributo (anuidade, taxas) é revertido para as suas atividades principais, a fiscalização do exercício e valorização profissional. O Conselho atua em prol da classe bibliotecária e na salvaguarda dos interesses coletivos, cujo fim primordial é dar proteção à sociedade, em relação aos serviços que são prestados por seus profissionais.

A valorização profissional e o engrandecimento da Profissão Bibliotecária, passa pelo fortalecimento do Conselho, pela participação e colaboração dos bibliotecários nos eventos e atividades promovidos, bem como em todas as discussões de interesse da classe e da sociedade.

A anuidade é fixada pelo Conselho Federal de Biblioteconomia e cobrada pelos CRBs uma vez ao ano.  São oferecidos três descontos progressivos para o pagamento: 1° desconto válido até 31/01 (15%), 2° desconto válido até 28/02 (10%) e 3° desconto válido até 31/03 (5%).   Além disso, de cada anuidade recebida, 25% do valor é direcionado ao CFB.

Apresentamos brevemente as ações realizadas no ano de 2019 pela 18ª gestão do CRB-8:

  • Realizadas 12 plenárias ordinárias e duas (2) Extraordinárias e 22 reuniões de diretoria.

  • Fiscalizadas 299 instituições, 60 notificações encaminhadas, 535 ligações telefônicas atendidas, aproximadamente 1300 e-mails respondidos e 208 Certificados de Bibliotecas emitidos, além de outras tarefas de análise e encaminhamentos relativos aos processos fiscalizatórios.

  • Com o objetivo de realizar a fiscalização preventiva e a valorização profissional, firmamos parcerias, realizamos e apoiamos mais de 35 eventos. Captamos matérias informativas e notícias com o intuito de manter a sociedade e os bibliotecários informados, atualizados por meio de conteúdos atuais e de interesse relacionados às ações realizadas pelo CRB-8, com o seu fazer profissional, além de outros relacionados. 

  • O Dia do Bibliotecário foi comemorado, no mês de março, por meio de palestras e oficina realizadas nas cidades de São Paulo, Ribeirão Preto, São Carlos, Campinas e Lorena, em parceria com as universidades que oferecem o curso de graduação em Biblioteconomia, o Senac, o Sesc 24 de Maio e o Museu da Cidade de São Paulo. Na oportunidade foi entregue em São Paulo, o XIII Prêmio da Biblioteconomia Paulista Laura Russo, que teve grande divulgação na mídia impressa e redes sociais.  Destacamos a divulgação da profissão no Metrô de São Paulo.

O CRB-8 possui os seguintes canais de comunicação: Facebook, Twitter, Instagram e Site Institucional.

Elaboramos e divulgamos 23 números do boletim “BOB NEWS @Expresso”, que contém notícias, eventos, indicações de leitura para os profissionais registrados e sociedade.

No facebook temos 3.443 seguidores. Durante o ano de 2019 foram divulgadas 533 postagens, que alcançaram, aproximadamente 411.269 pessoas.

Na página Institucional do CRB-8 na internet foram publicadas 1.042 notícias (com 274.043 visualizações) , 394 eventos (com 185.677 visualizações) e 51 oportunidades (com 55.281 visualizações.   No twitter tivemos 58.335 impressões de publicações.

Por fim, neste Boletim temos o relato do bibliotecário Luis Mirando de Soares (CRB8/9148) sobre o Congresso Information Show, como a Rede Sesc de Bibliotecas vai trabalhar com o conceito de leituras elásticas, a importância da acessibilidade digital na inclusão de pessoas com deficiência no contexto digital e o uso da storytelling nas bibliotecas escolares em Portugal.  Nas comemorações do Aniversário de São Paulo várias bibliotecas da cidade terão uma programação especial, com destaque para as Biblioteca de São Paulo e do Parque Villa-Lobos. A Edição traz também dicas de eventos, sugestões de leitura e divulga números de periódicos cinetíficos.

O relatório Anual com a prestação de Contas de 2019, será publicado no site do CRB-8 após aprovação do CFB.

Agradecemos a contribuição dos Bibliotecários, da Diretoria, Comissões e Membros Natos, Parceiros, Colaboradores na concretização das metas e ações do CRB-8.

Regina Céli de Sousa

Presidente – CRB-8/2385

Sobre admin

Check Also

Diretrizes para formular políticas públicas de promoção do livro, leitura e bibliotecas: foco no ODS 4 da Agenda 2030

Texto por Everton da Silva Camillo Ao longo das últimas décadas, muitas foram as nações …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *