Página inicial / Notícias / Advocacy na Paulista: evento do CRB – por: Renata Corrêa e Tauane Lima

Advocacy na Paulista: evento do CRB – por: Renata Corrêa e Tauane Lima

O CRB-8 realizou uma ação de advocacy para as as bibliotecas escolares na Avenida Paulista. As alunas Renata Corrêa e Tauane Lima fizeram a cobertura pra gente!

 
Fonte: Arquivo pessoal

Renata Corrêa

No dia 11 de novembro bibliotecários, alunos do curso de biblioteconomia, membros do CRB-8, juntamente com o Grupo de Maracatu da Faculdade de Belas Artes de São Paulo se reuniram em mais uma ação promovida pela atual gestão do CRB-8, em frente ao SESC Paulista.

 
Fonte: Arquivo Pessoal

A ação, que já esteve presente na Bienal do Livro 2018, teve como objetivo a coleta de assinaturas para o abaixo-assinado BIBLIOTECA ESCOLAR PARA TODOS, e a conscientização da população a respeito da Lei 12.244/2010, que dispõe  sobre a universalização das bibliotecas nas instituições de ensino público e privado de nosso país.

 
Fonte: Arquivo Pessoal

A reflexão  das pessoas quando abordadas com frases como: “Você é a favor da presença de bibliotecas em escolas?” ou “Acha importante a leitura de livros infantis como parte do programa pedagógico escolar?”, faz com que imediatamente assimilem a importância da assinatura no manifesto sobre a lei 12.244/2010.

A ação aconteceu em frente à entrada do SESC Paulista, lugar propício a abordagem de pessoas tanto pela concentração elevada de transeuntes como pela presença em um local que convida a todos ao contato com a cultura, com a diversidade, com a interação pessoal e também com a leitura. Pessoas que buscam cultura são a favor da literatura. Uma fórmula simples, mas que somada, colabora para a evolução individual e a para a transformação social.

Durante a ação o grupo de Maracatu da Faculdade de Belas Artes de São Paulo se apresentou e com muito barulho atraiu dezenas de pessoas que aderiram ao abaixo-assinado com empolgação e simpatia.  Foi o momento mais agitado durante a tarde e com certeza com mais coletas de assinaturas.

 
Fonte: Arquivo Pessoal

Estar presente em ações como esta reforça o envolvimento dos estudantes de biblio à causas que sensibilizam a sociedade sobre a importância da biblioteca como aparelho de apoio ao ensino e a educação e pontua nossa colaboração na luta pelo reconhecimento de nossa profissão, uma luta que garantirá o nosso futuro no mercado de trabalho.

É importante a união de todos: Conselho Regional de Biblioteconomia, alunos, professores, bibliotecários e voluntários simpáticos à causa. Pelo futuro de nossa educação e pelo futuro de todos nós, bibliotecários.

Segundo o CRB-8, estima-se que foram coletadas aproximadamente 800 assinaturas somente nesta ação. Podemos colaborar divulgando o link abaixo para que mais pessoas tomem conhecimento da Lei 12.244/2010 e principalmente que participem do manifesto para cobrarmos a efetivação desta lei até o ano de 2020.

Tauane Lima

Olá, pessoal da MC, já estava com saudade de escrever, estou ficando viciada (risos). Hoje estou aqui pra falar sobre o ato que o CRB-8 organizou no domingo dia 11 de novembro lá na Paulista. Fui com as minhas amigas e donas dos melhores abraços Angélica e Lorena. E ao chegar lá a recepção do pessoal do CRB foi ótima, todo mundo muito animado e ai nos deram uma camiseta muito linda roxa que vocês irão ver nas fotos depois e duas pranchetas para conseguirmos assinatura.

 
Fonte: Arquivo Pessoal

Nossa, para se soltar no começo foi um pouquinho difícil, mas depois já estávamos rindo e entregando sacolinhas, tsurus e balões para as crianças e conversando muito com os pais! Ficamos nós três juntas colhendo assinatura e teve uma hora que paramos um grupo de umas 10 pessoas e todas assinaram, ficamos tão felizes!!!! Participar desse ato, foi muito maravilhoso, algumas pessoas vinham até nós para assinar só porque viram nossa blusa ou ouviram a gente explicando para outras pessoas e foi o máximo!

 
Fonte: Arquivo Pessoal

Ficamos pouco tempo porque né galera, final de semestre, coisa acumulada (rindo de nervoso) mas esse tempo foi extremamente gratificante, principalmente por está ao lado das minhas futuras colegas de profissão e de pessoas que já estão na área e nunca deixam a nossa profissão de lado! E um agradecimento as pessoas que nos ouviram, que nos apoiaram e que trocaram experiências com a gente, vocês são demais!

Até a próxima! Att, Tauane

Não se esqueça de participar! A petição pública BIBLIOTECA ESCOLAR PARA TODOS pode ser acessada pelo link: https://peticaopublica.com.br/pview.aspx?pi=BR107124

A opinião dos colunistas e dos relatos publicados não representam necessariamente a posição da FaBCI da FESPSP, ou de sua Monitoria Científica. A responsabilidade total é do(a) autor(a)do texto

Fonte: Monitoria Científica FaBCI/FESPSP 

Sobre admin

Check Also

Eleições CFB 2018

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *