Página inicial / Notícias / Aconteceu na FaBCI: Aula aberta sobre “RDA – Resource Description Access: Rumos da Catalogação Contemporânea”

Aconteceu na FaBCI: Aula aberta sobre “RDA – Resource Description Access: Rumos da Catalogação Contemporânea”

Em fevereiro, aconteceu uma aula aberta muito especial sobre o tema “RDA – Resource Description Access: Rumos da Catalogação Contemporânea”, com o Professor Doutor José Fernando Modesto da Silva, da ECA / USP de São Paulo. Para nos dar um relato desse conteúdo extremamente importante e contemporâneo, nossa querida Daniela Correia esteve presente na Fespsp e com muito carinho e gentileza nos presenteou com suas palavras. Confira abaixo: 

 
Foto: Edi Fortini

No dia 27/02/2019, a FaBCI contou com mais uma Aula Aberta com um tema super contemporâneo e inovador. Mais uma vez através da mediação da Profa. Isabel Ayres, o Prof. Fernando Modesto (ECA-USP), nos brindou – aí incluo todos bibliotecários e alunos presentes, mas em especial os amantes da Catalogação – com uma palestra maravilhosa com o que há de mais novo na área em termos de representação descritiva: a RDA.

 
Foto: Edi Fortini

Confesso que como orientanda do Prof. Modesto, e até mesmo antes enquanto aluna da FaBCI, já tive a oportunidade de assistir a outras palestras sobre o tema, até mesmo com o próprio Prof. Modesto e imaginei que ouviria algo bem parecido com as anteriores, mas fui surpreendida com várias informações e conceitos novos sobre o assunto.

E vejo que não poderia ser diferente, frente às atualizações constantes que o projeto é submetido (em especial fora do país, já que no Brasil as discussões estão bem iniciais ainda), e tendo uma das sumidades no assunto trazendo todas as informações e reflexões que enquanto bibliotecários (ou futuros), devemos disseminar em vistas à modernização nos processos de catalogação, e consequentemente na organização, recuperação, acesso e difusão das informações e de conhecimento.

 
Foto: Edi Fortini

É sempre muito bom poder voltar à FESPSP, que considero minha casa, em uma Aula Aberta com a temática que pesquiso desde o TCC, e pela qual sou apaixonada, mediada pela Prof. Isabel (que me orientou no TCC) e com meu orientador do mestrado. Além disso, ver o auditório cheio e o debate final trazendo várias falas sobre a importância e futuro da catalogação, que vai muito além de apenas um processo técnico, e também de reflexões sobre nosso papel enquanto bibliotecários, fechou com “chave de ouro” esse momento.

Que bom que eu estava enganada sobre já saber como seria a palestra e ter ido mesmo assim, pude fazer parte de uma noite muito edificante e assimilar muitos conhecimentos!

 
Foto: Divulgação Fespsp

Fonte: Monitoria Científica FaBCI/FESPSP

Sobre admin

Check Also

CCJ aprova proteção para funcionários de bibliotecas e museus

Divulgação/Fundação de Arte de Ouro Preto-MG Proposta permite que profissionais recebam adicional de insalubridade A …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *