Página inicial / Notícias / Aconteceu a XIII edição do Prêmio Laura Russo da Biblioteconomia Paulista, com aluna da FaBCI premiada

Aconteceu a XIII edição do Prêmio Laura Russo da Biblioteconomia Paulista, com aluna da FaBCI premiada

Como parte da semana de biblioteconomia 2019 na FESPSP, aconteceu a  XIII edição do Prêmio Laura Russo da Biblioteconomia Paulista realizado pelo Conselho Regional de Biblioteconomia 8ª região no dia 12 de março, no Sesc 24 de Maio. A ex-aluna da FaBCI, Isabela Martins, teve seu TCC premiado com a temática de Biblioteca Escolar para Todos. 

Os eventos planejados pelo Conselho Regional de Biblioteconomia 8ª região para comemoração ao Dia do Bibliotecário, aconteceram em em São Paulo (capital) e nas cidades de Lorena, Campinas, São Carlos e Ribeirão Preto.

Foto: Edi Fortini

Na capital paulista, o Sesc 24 de Maio, recebeu a palestra O Bibliotecário na era da informação de dados, do Prof. Dr. Adilson Luiz Pinto, professor da UFSC.

Foto: Edi Fortini

Também foi realizada a XIII edição do Prêmio Laura Russo da Biblioteconomia Paulista, uma homenagem à bibliotecária Laura Russo, falecida em 2001 e uma das responsáveis pela regularização da profissão na década de 1950.

Foto: Edi Fortini

O prêmio tem como objetivo homenagear profissionais e instituições que tenham se destacado em ações de promoção, divulgação e inovação nas bibliotecas paulistas.

O tema deste ano da premiação – Biblioteca Escolar para Todos – destaca o papel da biblioteca escolar como instituição educadora com impacto na formação global do indivíduo. A nossa professora Mercês Apóstolo foi uma das pessoas que entregou a premiação.

Foto: Edi Fortini

Uma das pessoas com tcc premiado nesse ano foi a Isabela Martins, bibliotecária pela FESPSP que se formou em 2015.  A orientação de seu tcc foi com professora Adriana Souza.

Foto: Edi Fortini

Conversamos com a Isabela e ela gentilmente nos deu seu depoimento após receber o prêmio. Confira:

Foto: Edi Fortini


“Escrever o TCC, com a ajuda da professora Adriana foi uma experiência muito boa para mim. Por isso digo: quando for escolher o tema do TCC, escolha um tema que te interesse mesmo, que você tenha curiosidade, e que durante o curso, não foi possível se aprofundar. Escrever o TCC tem que ser uma coisa boa, não pode ser essa tortura que todo mundo sempre fala. 

Já com relação ao prêmio, fiquei extremamente feliz. Jamais imaginaria receber o Prêmio Laura Russo, assim, tão no inicio da minha carreira. Escrevi o TCC em 2015, e ter sido lembrada pela coordenação da FESPSP para concorrer à premiação me deu muita alegria. 

O que posso dizer aos que estão entrando na FESPSP e que já estão produzindo o TCC é: a nossa área é maravilhosa e precisa de muita contribuição para se manter oxigenada. Estar na FESPSP é um privilégio, e isso deve ser honrado com muito alegria. Agradeço muito à FESPSP, e que todos possamos levar a Biblioteconomia para cada vez mais pessoas!” 

Para quem quiser conversar com a Isabela e saber mais sobre seu lindo trabalho, ela estará na FESPSP no dia para uma PEC sobre Competência Informacional na Biblioteca Escolar:  

Sobre admin

Check Also

Convênio entre USP e Tribunal de Justiça de SP aumenta eficiência na área jurídica

Do Portal do Governo A Universidade de São Paulo (USP) e o Tribunal de Justiça do Estado …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *