Página inicial / Notícias / Acompanhe o processamento do acervo da Associação dos Arquivistas Brasileiros no AN

Acompanhe o processamento do acervo da Associação dos Arquivistas Brasileiros no AN

Publicado por José Márcio Batista Range

O Arquivo Nacional está realizando o processamento técnico do acervo da Associação dos Arquivistas Brasileiros (AAB), a primeira entidade a reunir os profissionais de arquivos no país. Após sua extinção, em 2015, o acervo foi doado ao AN, que é responsável por preservar, descrever e dar acesso aos documentos e informações que o integram.

(clique na imagem para ver em tamanho maior)

A AAB foi fundada, em 20 de outubro de 1971, como entidade civil de direito privado, sem fins lucrativos, de caráter técnico, científico, cultural, profissional e de pesquisa. Dentre as suas finalidades, destacavam-se: contribuir para o desenvolvimento e aperfeiçoamento dos profissionais de arquivo e da Arquivologia, cooperar com entidades públicas e privadas, nacionais e internacionais, em tudo o que se relacionasse a arquivos e à arquivologia, e promover a difusão do trabalho e do conhecimento arquivístico.

O fundo AAB, de caráter privado, é composto por: atas das assembleias da instituição; estatutos; fichas de sócios; correspondência; textos e projetos patrocinados e apoiados pela entidade no país; documentos produzidos por entidades congêneres e filiadas; além de documentos administrativos e financeiros relativos ao funcionamento da associação, realização e promoção de cursos, seminários, mesas redondas e do Congresso Brasileiro de Arquivologia. O acervo também inclui edições da revista Arquivo & Administração e dos boletins mensais, assim como placas e diplomas.

Os documentos iconográficos, especialmente as fotografias, registram eventos como cursos, congressos, assembleias, reuniões, inauguração da nova sede e cerimônias de posse de diretorias. Da mesma forma, os documentos sonoros estão relacionados a eventos promovidos pela AAB, como congressos e seminários.

Para acompanhar a disponibilização das informações sobre os documentos é só consultar o Sistema de Informações do Arquivo Nacional (Sian).

 

Colaboração: Coordenação de Documentos Audiovisuais e Cartográficos do AN.

Fonte: Arquivo Nacional

Sobre admin

Check Also

RESENHA: A MISSÃO DO BIBLIOTECÁRIO, JOSÉ ORTEGA Y GASSET

FLAVIA DE DEUS Este livro é fruto do discurso escrito por José Ortega y Gasset, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *