Página inicial / Notícias / Acervo ambiental do Semasa chega a quase 21 mil publicações

Acervo ambiental do Semasa chega a quase 21 mil publicações

Pesquisadores, estudantes e interessados por saneamento e infraestrutura podem consultar os materiais via sistema on-line

Crédito: Divulgação / Semasa

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O Centro de Referência em Saneamento Ambiental de Santo André ampliou o seu acervo de livros, trabalhos técnicos, monografias, artigos, folhetos, relatórios de licenciamento, vídeos e materiais multimídias sobre a temática ambiental e de infraestrutura. O espaço do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) passou a disponibilizar cerca de 20.900 títulos para consultas, que podem ser feitas por meio do aplicativo Semasa Mobile ou do site da autarquia.

O empréstimo dos materiais, que abordam sobre água, esgoto, resíduos sólidos, drenagem, gestão ambiental e riscos urbanos, ocorre por meio da plataforma eletrônica SophiA (http://servicos.semasa.sp.gov.br/sophia_web/), software de administração de bibliotecas utilizados, por exemplo, nas instituições ETEC Júlio de Mesquita, UFABC, USCS e Metodista.

“O Centro de Referência é um prestador de serviços de informações. O objetivo é democratizar o acesso sobre as questões ambientais para que o público tenha a sua formação crítica e reflexiva, de forma a compreender o contexto histórico, as problemáticas e os caminhos para as soluções”, explica a bibliotecária Silvana Aparecida Gabriel, responsável pelo espaço. Segundo ela,  a população precisa compreender como funcionam os serviços ambientais para exercer a cidadania, os direitos que têm sobre a cidade, cobrar por políticas públicas e atuar como parceira com os governos para ajudar a melhorar as questões relacionadas à saúde pública e ao meio ambiente.

Dentre as diversas publicações importantes do local estão obras raras da coleção de Saturnino de Brito, considerado o pai da engenharia sanitária e ambiental do Brasil. A base de dados do acervo ainda inclui trabalhos técnicos apresentados por profissionais do Semasa, por exemplo, em congressos e associações de saneamento.

No Centro de Referência em Saneamento Ambiental também é possível solicitar requerimento de dados para pesquisa, que é um serviço procurado por estudantes que estão desenvolvendo pesquisas na área ambiental e que abordam como temática as atividades do Semasa. Para isso, é necessário preencher um documento disponível em https://bit.ly/2Nh9gQI.

O local, que também realiza gratuitamente palestras, cursos, seminários e exposições, conta com auditório, videoteca e computadores com acesso à internet.  A biblioteca fica no piso térreo do prédio sede do Semasa (avenida José Caballero, 143). O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Boletim do Centro de Referência – O Semasa disponibiliza semanalmente o boletim eletrônico do Centro de Referência em Saneamento Ambiental, que reúne notícias e artigos de informações de saúde pública e saneamento. Também há dicas de leitura e uma editoria com matérias de obras, ações, projetos e eventos da autarquia.

Esta semana o informativo chega à sua 200ª edição. Para receber o material, pelo e-mail, basta se cadastrar em https://bit.ly/2Nm34qJ.

Crédito: Divulgação / Semasa

Fonte: Portal ABCdoABC

Sobre admin

Check Also

Livro de Patrícia Palma revela rede de bibliotecas religiosas que contribuiu para cultura escrita no século XVIII

Samuel Mendonça 13 de Novembro de 2019 Cultura Deixe um comentário Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo A …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *