Página inicial / Notícias / A importância da leitura e o seu poder transformador

A importância da leitura e o seu poder transformador

A importância da leitura e o seu poder transformador

Leitura – Eu sempre achei que a função dos livros é nos tornar conscientes de nossa existência e apreciar todos os aspectos dela. Uma vez ouvi a seguinte frase de Monteiro Lobato: “Os livros não podem mudar o mundo. As pessoas podem mudar o mundo. Os livros podem mudar as pessoas”.

De fato, um livro não pode mudar o mundo, mas ele pode mudar pessoas e pessoas podem mudar o mundo, libertando-nos da solidão. Além disso, ler um bom livro nos ajuda a relaxar, fazendo-nos voar nas asas da imaginação, graças às habilidades técnicas do escritor.

Infelizmente, nem todo mundo sabe do que estou falando. Eu vejo e sinto que poucos são aqueles que leem, especialmente no Brasil, e isso é desanimador. Estou convencido de que, para ter sucesso na esfera pessoal e profissional, precisamos, acima de tudo, de conhecimento..

Aqueles que leem têm uma mente aberta, mais rica e mais refinada e podem melhor ouvir e refletir. A leitura leva, portanto, a progredir. É triste saber que 30% dos brasileiros nunca comprou um livro e 44% da população não lê, de acordo com a 4ª edição da pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil”, desenvolvida em março de 2016 pelo Instituto Pró-Livro.

Há quem diga que os índices de leitura e desenvolvimento econômico andam de mãos dadas. De fato, a leitura é maior e algumas regiões do país que em outras, provavelmente por conta da acessibilidade. São Paulo, maior cidade do país e da América Latina, por exemplo, apesar de todo o seu esforço para promover a cultura do livro, ainda possui regiões cujo acesso à leitura ainda é restrito.

O ritmo frenético da nossa sociedade atual não nos ajuda a dedicar o tempo necessário para os livros, mas isso também é muitas vezes apenas uma desculpa. Como adultos, é difícil impor àqueles que não estão interessados, mas precisam descobrir o gosto pela leitura se quiserem melhorar sua vida profissional. É importante educar um indivíduo à base de leitura desde cedo e, nesse sentido, a escola poderia fazer muito para aumentar esse hábito. Contudo, cabe aos pais influenciar seus filhos a adquirirem o hábito da leitura. Não por imposição, porque não podemos obrigar ninguém a nada, mas, sim, pelo exemplo.

Pais leem, filhos veem, filhos leem.

Fonte: Regional Paulista

Sobre admin

Check Also

‘O Brasil não é um país leitor, que incentiva a prática da leitura de forma constante e prazerosa’

12 de outubro também é comemorado o Dia Nacional da Leitura Texto por Jenniffer Silva …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *