Página inicial / Notícias / “A biblioteca é de todos”, destaca coordenadora do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas

“A biblioteca é de todos”, destaca coordenadora do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas

Organizado pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), o programa Bate-papo desta sexta-feira (5) teve como tema as bibliotecas públicas. Para o debate, foram convidadas a coordenadora do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP) do Departamento de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB) do Ministério da Cidadania, Ana Maria da Costa, e a técnica de Cultura da CNM, Ana Clarissa de Souza. As convidadas puderam falar sobre o papel das bibliotecas e suas amplas possibilidades de trazer conhecimento e desenvolvimento social para os municípios. Confira a íntegra abaixo:

Segundo Ana Maria, as bibliotecas públicas oferecem um leque de serviços diversificados. “Os municípios podem aproveitar um espaço que é bem visto pela população para fazer uma série de ações, de saúde, de formação, de inserção no mercado de trabalho”, completou. Ela também falou sobre a necessidade de os municípios elaborarem planejamentos para a área de livro e leitura, com a finalidade de auxiliar no desenvolvimento da comunidade.

Boas práticas

Para ilustrar o quanto pode ser feito pelas bibliotecas, Ana Clarissa citou alguns projetos que são reconhecidos como boas práticas nesta área. Um deles é da biblioteca de Juína, em Mato Grosso, que, em 2017, criou o programa “Arte, Cultura e Leitura, Uma Bela Mistura”. Por meio de uma pequena biblioteca itinerante, a iniciativa promove atividades relacionadas à leitura para o público infantil e juvenil, em eventos da prefeitura, como a Festa Leiteira e a Festa do Peixe, entre outros.

Para Ana Maria, a biblioteca não precisa se limitar a seu espaço físico. “Eu já nem chamo mais a biblioteca de equipamento cultural, mas de instituição cultural, tamanhas são as possibilidades que ela tem de atuar para além do seu espaço físico, criando projetos que cheguem até a comunidade, inclusive, a que não a frequenta”, concluiu.

Durante a semana, o portal da CNM publicou uma série de matérias contando casos de projetos de sucesso realizados por bibliotecas municipais de todo o País. As reportagens estão disponíveis neste link.

Parceria

Ana Maria também contou que, com o objetivo de melhorar a interação entre as prefeituras e a Direção Nacional do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas, o site da CNM irá disponibilizar cartilhas do SNBP. Elaboradas pelos técnicos da DLLLB, as cartilhas digitais informarão prefeitos e gestores municipais sobre os serviços que o Sistema disponibiliza para auxiliá-los a melhorar suas bibliotecas. Para finalizar, a coordenadora observou que, além de estimular a cultura, a biblioteca também pode trazer impactos econômicos positivos para os municípios.

Acesse o site do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas para saber mais sobre as políticas do setor.

Assessoria de Comunicação
Secretaria Especial da Cultura
Ministério da Cidadania

Fonte: Agências de Músicos

Sobre admin

Check Also

Livro de Patrícia Palma revela rede de bibliotecas religiosas que contribuiu para cultura escrita no século XVIII

Samuel Mendonça 13 de Novembro de 2019 Cultura Deixe um comentário Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo A …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *