Página inicial / Notícias / A atuação do Bibliotecário é onde ele quer estar. – Por: Mariana Onofre

A atuação do Bibliotecário é onde ele quer estar. – Por: Mariana Onofre

A bibliotecária Mariana Ferreira Eloi Onofre faz um trabalho sensacional na biblioteca da Casa Espírita Casa do Caminho. Muito gentilmente, ela aceitou escrever um pouquinho sobre o projeto dela para a MC. Confira!

A atuação do Bibliotecário é onde ele quer está, pois a necessidade dele é imensa, basta abrir os olhos para essas demandas

Foto: Cedida por Mariana Onofre

Quando falo de oportunidade, quero apresentar uma que tive a honra de abraçar, a de ser voluntário numa biblioteca espírita. Ela aconteceu no início de 2016 quando a biblioteca ficou sem um bibliotecário e como as pessoas da casa sabiam que eu era bibliotecária, me convidaram para ajudar.Inicio esse texto, como esse título enorme, pois é uma verdade que carrego dentro de mim. Ser bibliotecário é atuar de várias maneiras, em vários campos e principalmente estar aberto as oportunidades, uma vez que estamos na Sociedade da Informação e ela é nossa matéria prima e tão pouco explorada por nós bibliotecários.

A principio, pensei que ajudaria somente na parte de catalogação, processamento técnico, uma vez que meus compromissos não permitam que eu ajudasse nos atendimentos e empréstimos.

Para meu espanto, quando me dei conta estava como responsável da biblioteca, pensando nas ações, planejando os trabalhos, acompanhando os demais voluntários. Em falar deles, só posso agradecer a cada um pelo empenho e dedicação que dispõem nesse projeto. Somos uma boa equipe e sem eles eu não poderia empenhar meu voluntariado com tanta certeza que estamos no caminho certo, que nosso trabalho está dando bons frutos.

Mas voltando, rs. Comecei meu trabalho voluntário indo duas vezes por semana, na quarta catalogava e no sábado cuidava da parte de gestão, conversando com outras voluntários, me reunindo com o administrador do Centro e fazendo que era preciso.

Numa biblioteca espírita é necessário ter bons ouvidos e coração aberto, pois se recebe muitas pessoas que estão passando por momentos difíceis; a equipe formada por  voluntários, de modo que,  é fundamental acolher todas as sugestões e reclamações e por ultimo e não menos importante é conhecer a cultura da instituição, seus objetivos,suas demandas e sua missão.

Por ser uma instituição sem fins lucrativos e religiosa, as questões de compras precisa sempre ser pensadas com cuido e sabedoria. É fundamental conhecer a doutrina e o pensando desse grupo social.

Contudo, aos poucos estou aprendendo como desenvolver esse projeto, aprendo com a equipe, com os leitores e principalmente com a Casa. Lá posso colocar tudo que aprendi na graduação na prática e posso ajudar nessa pequena sociedade.

Posso fazer da atuação de Bibliotecária uma atuação social e voluntária. E disponibilizar o pouco que sei em favor do próximo. Pois,  acredito que o trabalho voluntário seja isso, dedicar seu tempo, sua energia, seu amor num proposito maior.

A biblioteca Casa Espirita Casa do Caminho fica na Rua Estado de Israel, 59. Mais informações sobre a Casa podem ser acessadas pelo link http://www.casadocaminho.com.br, ou pelo telefone: (11) 2348-2231. O catálogo está disponível em: http://casadocaminho.alexandria.com.br/

Fonte: 

Sobre admin

Check Also

Atualização dos dados de 2019 Bibliotecas SisEB – Prorrogação de prazo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *