Página inicial / Notícias / 8 anos de BSP: programação especial celebra aniversário

8 anos de BSP: programação especial celebra aniversário

São 43 mil títulos, entre livros, revistas, jornais, jogos e brinquedos. No ano passado, foram mais de mil eventos culturais. São 28 mil sócios. São 125 mil títulos emprestados. Mais de 2 milhões de pessoas já visitaram, em oito anos. Em 2017, foram 295 mil visitas, uma média de quase 25 mil pessoas por mês.

Foto: Marcia Alves

Todos esses números superlativos fazem parte da Biblioteca de São Paulo (BSP), que completou oito anos na última quinta-feira (8/2). Instalada em um dos prédios da antiga Penitenciária do Carandiru, o espaço ocupa uma área de mais de 4 mil m² e revitalizou a região.

Para comemorar as bodas de barro (ou de papoula) desse casamento frutífero com a Zona Norte, a BSP preparou uma programação intensa e especial, no próximo sábado (17/2), para crianças e adultos. Entre os destaques, um debate com a cartunista Laerte, lançamento de livros infantis e espetáculo com bonecos de animação.

A Biblioteca de São Paulo fica na Av. Cruzeiro do Sul, 2.630 – Parque da Juventude. Mais informações pelo site bsp.org.br ou pelo telefone 2089-0800. Confira, na sequência, a programação completa:

SEGUNDAS INTENÇÕES, COM LAERTE – 11H

O humor como exercício de liberdade, a militância nas questões de gênero, o processo criativo, planos futuros e a trajetória na construção dos quadrinhos brasileiros. A cartunista Laerte, um dos principais nomes desta arte, participa do primeiro Segundas Intenções de 2018.

Com mediação do crítico Manuel da Costa Pinto, Laerte vai falar da obra, em criação, sobre sua própria carreira, de quatro décadas. “Estou vivendo todas essas histórias, juntando fatos, memórias e lembranças. Visitar o que fui, para compreender o que fui e o que sou hoje”, afirmou, em outubro do ano passado, no Seminário Biblioteca Viva.

Para participar, é preciso se inscrever por meio do endereço agenda@bsp.org.br ou ir até o balcão de atendimento.

POESIAS AO VENTO – 11H30, 13H E 14H50

Espere por ver balões coloridos e instrumentos musicais, que vão percorrer toda a BSP. Os atores vão circular pelo espaço e, dentro de cada balão, uma música, poema ou conto de artistas brasileiros. Basta escolher e estourar um balão para ganhar uma performance incrível! Da Cia. do Liquidificador.

TARDE DE LANÇAMENTOS – 14H ÀS 16H

Maria Eugenia Cerqueira, Monik Lelis e Benício Targas lançam os livros As Aventuras de GipsyAs aventuras do Minhocoloco; e Tripálio, respectivamente. O objetivo é divulgar, estimular diálogos e mostrar o trabalho dos autores.

HOMENAGEM AOS SÓCIOS – 15H30

Aqueles que mais frequentaram e prestigiaram a BSP serão homenageados na data, divididos em categorias: bebês, crianças, jovens, adultos, idosos e pessoas com deficiência. Os sócios “tradicionais” da biblioteca vão ganhar livros e brindes. Além disso, nas redes sociais, a BSP está com uma campanha que pergunta por que os usuários gostam da biblioteca. As melhores frases serão contempladas com kits de livros e ingressos para centros culturais da capital. Para participar, é preciso enviar a frase até quinta-feira (15/2) para comunicacao@spleituras.org. Os vencedores serão anunciados na festa.

SONHATÓRIO – 16H

Três loucos sentam-se à mesa no Sanatório Boa Cabeça. Mas esta é uma mesa sem comida ou bebida. Com muita fome e sede, o trio parte para uma louca e deliciosa viagem em busca de alimento, sendo levados para desertos, planetas distantes e até o fundo do mar. Os personagens, feitos de bacias, copos, garrafas, guardanapos, pratos e talheres acompanha os três amigos. Peça da Cia. Trucks.

Fonte: SP Norte

Sobre admin

Check Also

Bibliotecários Na Era Dos Robôs

As bibliotecárias e bibliotecários do Brasil precisam ficar cada vez mais atentos ao disseminar informações. …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *