Página inicial / Notícias / 65 anos de Monteiro Lobato

65 anos de Monteiro Lobato

Semana Monteiro Lobato tem sua programação divulgada; evento ocorre entre dias 16 e 22

O evento literário mais antigo do país, a Semana Monteiro Lobato, de Taubaté, tem sua programação divulgada na íntegra.

A edição deste ano, que ocorre entre os dias 16 e 22 deste mês, celebrará o centenário de “Urupês”, obra do escritor que revolucionou o mercado editorial brasileiro.

Os populares Juca Kfouri, Pedro Bandeira e Affonso Solano estarão presentes, bem como Roger Mello, único ilustrador brasileiro a ganhar o Hans Christian Andersen, prêmio Nobel da Literatura Infantojuvenil; José Carlos Sebe, Vladimir Saccheta, Felipe Castilho, Kiusam Oliveira, Chandramukha Swami, Carlos Abranches, Joaquim Maria Botelho, Zenilda Lua, Tiago Feijó, Wagner Fernandes Fonseca, Idalina Sabadine, Junia Botelho, Diego Amaro, Thunder Dellu, Mari Maria, Pam Gonçalves, Babi Dewet e Vitor Martins.

A primeira edição da SML ocorreu em 1953. Na época, três eram os objetivos iniciais: reabilitar a imagem de Lobato, uma vez que, na época, ele era considerado comunista pela igreja e seus livros eram queimados no pátio do Idesa (colégio); restaurar a chácara do Visconde e, por fim, construir um monumento em sua homenagem”, afirmou Pedro Rubim, diretor de conteúdo do Almanaque Urupês, realizadora do evento junto ao shopping Taubaté e à livraria Leitura. “Dessa vez, fizemos uma programação multicultural”, continuou Rubim.

DESTAQUES/ A abertura, no dia 16 de abril, às 20h, conta com a presença de Luis Antonio Torelli, presidente da CBL (Câmara Brasileira Livro) e o lançamento de um programa de integração Brasil – Índia.

Juca Kfouri estará na cidade no dia 20 (sexta), às 19h, para bate-papo e lançamento do livro “Confesso que perdi: memórias” (Cia. das Letras).

Sábado, dia 21, às 14h, presentes poderão papear com Roger Mello; e, às 16h, com Pedro Bandeira. Affonso Solano participa do evento no dia 22 (domingo), às 16h.

Todos os dias, o público poderá conferir a exposição “Donas da Rua da História”, projeto da Mauricio de Sousa Produções, com foco no empoderamento de meninas; e a mostra “Mr. Lobato by himself”, sobre a vida do escritor.

De acordo com Rubim, quando o pesquisador Isaac Goldberg estava produzindo o livro ‘Brazilian Literature’ (1922), Lobato chamou sua atenção. Assim, o taubateano ganhou um perfil na obra.

Para complementar informações, Lobato mandou uma carta para o Isaac falando sobre si próprio. É o conteúdo desta carta que nos fornece subsídios para a exposição ‘Mr.Lobato by himself’, que estará na Jeca’s Alley, espaço que será mantido pela escola de inglês CCAA, de Taubaté”, continuou.

SERVIÇO/ O evento ocorre na praça de eventos do shopping Taubaté (av. Charles Schnneider, 1.700). A entrada é gratuita. Para as mesas de debates e autógrafos, é preciso retirar uma senha com antecedência.

Informações: http://almanaqueurupes.com.br/sml2018.

Texto por Paula Maria Prado / Gazeta de Taubaté

redacao@gazetadetaubate.com.br

Fonte: Gazeta de Taubaté

Sobre admin

Check Also

Frente pede a efetivação do Plano Municipal do Livro em São Paulo

Uma das principais ações pleiteadas pela Frente é a aprovação do Projeto de Lei que …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *