Página inicial / Eventos / 4ª Semana Senac de Leitura

4ª Semana Senac de Leitura

O Senac São Paulo promove a quarta edição da Semana Senac de Leitura.

O tema que norteia toda a programação é Mulheres na Literatura – leitura e escrita que transformam vidas.

A temática surge a partir dos dados da pesquisa A Personagem do Romance Brasileiro Contemporâneo, organizada pelo Grupo de Estudos em Literatura Brasileira Contemporânea da Universidade de Brasília (UNB).

Segundo o levantamento, 70% da produção literária brasileira é escrita por homens brancos, de classe média, nascidos no eixo Rio-São Paulo. O estudo analisou publicações de três grandes editoras brasileiras nos períodos de 1965 a 1979, de 1990 a 2004 e de 2005 a 2014 e constata que há pouca representatividade sobre a condição feminina tanto na autoria dessas obras quanto nas narrativas produzidas.

Diante deste contexto histórico e considerando que os livros são retratados a partir da realidade de quem os escreve, este evento visa evidenciar as produções literárias de mulheres.

A iniciativa será realizada em todas as unidades do Senac São Paulo, que realizarão vivências importantes para a vida social e profissional dos participantes. Entre as ações previstas estão: atividades relacionadas a textos de autoras, oficinas de escrita, rodas de conversa, palestras, trocas de livros, entre outras.

Incentivo à leitura

A Semana Senac de Leitura tem como objetivo estimular a leitura, diante do baixo índice de leitores no país, e abordar a importância da produção escrita e da leitura como elementos formadores de indivíduos críticos e autônomos.

De acordo com a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, do Instituto Pró-Livro e Ibope Inteligência, os leitores representam apenas 56% da população do país.
O evento ainda destaca o papel das bibliotecas do Senac estruturadas como ambientes de aprendizagem para incentivar a busca independente do conhecimento por meio de ações educacionais e informacionais e de desenvolvimento para a vida pessoal e profissional.

Confira a programação abaixo.

A divulgação da ação conta com apoio da CPTM, do Metro, da EMTU e do Um Brasil.

Evento de abertura

Em 22 de abril, das 15 horas às 17h30, será realizada no Salão Nobre do Senac São Paulo a mesa-redonda Mulheres na Literatura: leitura e escrita que transformam vidas. O bate-papo marca a abertura da Semana Senac de Leitura 2019 e reúne as escritoras Maria Vilani, Jarid Arraes e Goimar Dantas.

No encontro, com mediação de Bel Santos e intervenção artística de Elaine Gomes, as autoras abordarão suas experiências na área da leitura e da escrita.

A atividade integra a programação da unidade 24 de Maio. Clique aqui e faça a sua inscrição para participar.

O evento também será transmitido ao vivo e on-line. Para acompanhar, acesse o Facebook do Senac São Paulo no dia e horário de realização da mesa-redonda.

Fonte: Senac São Paulo

Sobre admin

Check Also

Sem barreiras – Festival de Acessibilidade e Artistas com Deficiência

Mediação de leitura acessível e inclusiva – Literatura Visando proporcionar um momento de fabulação e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *