Página inicial / Biblioteconomia / Bibliotecas / 3 dicas de incentivo à leitura para sua biblioteca promover

3 dicas de incentivo à leitura para sua biblioteca promover

O incentivo à leitura deve começar desde os primeiros anos de vida da criança e a biblioteca pode ajudar com ações inovadoras! Confira neste artigo!

O hábito de ler é fundamental para a formação integral das crianças, jovens e adultos. Por meio da leitura, o indivíduo aprende sobre assuntos diversos, aprimora a escrita, se torna mais crítico e consegue desbravar o mundo através de histórias que enriquecem o seu repertório cultural.

Mas, infelizmente, o incentivo à leitura no Brasil não é um ponto forte. De acordo com a quarta edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, realizada pelo Instituto Pró-Livro (IPL), 44% da população brasileira não tem o hábito de leitura. Diversos fatores contribuem para esse afastamento, como a falta de incentivo e o acesso limitado a biblioteca.

O desafio atual para o incentivo à leitura é promover o interesse dos jovens pelos livros e ampliar a procura nas bibliotecas escolares e culturais. Esses locais são espaços democráticos de acesso à informação, onde toda a sociedade pode construir e compartilhar seus conhecimentos. Desenvolver ações que ajudam a aproximar o público da biblioteca e da leitura são fundamentais para que o Brasil consiga formar uma geração de leitores críticos e ativos.

Na sequência, fizemos uma lista com as 3 dicas que ajudarão no incentivo à leitura e que também são essenciais para o aumento das visitas nas bibliotecas, tanto escolares como culturais. Não perca!

  1. Apresente a magia dos livros

O incentivo à leitura deve começar desde os primeiros anos de vida da criança. Ainda em casa, os pais devem inserir o ato de ler na rotina do filho, contando histórias antes dos pequenos dormirem e disponibilizando livros adequados à faixa etária para os filhos manusearem e conhecerem as imagens.

Ao chegar na fase escolar, o incentivo à leitura deve ser potencializado, pois neste período as crianças começam a visitar a biblioteca escolar e compreender melhor a magia dos livros. É fundamental que essa prática seja apresentada para o aluno de forma agradável, sem tantas cobranças no início. Esse primeiro contato com os livros na escola ajudará a formar o hábito da leitura, por isso, deve ser um momento prazeroso para a criança.

Livros que narram aventuras e magia costumam despertar o interesse dos estudantes da Educação Infantil, além de estimular a imaginação e a criatividade. Para que eles se aproximem da biblioteca, é interessante realizar as atividades de leitura neste ambiente, fazendo com que a biblioteca se torne uma extensão da sala de aula, sendo um local onde os pequenos possam viajar no mundo da imaginação.

  1. Torne a biblioteca um espaço agradável para todos

Além de mostrar a magia dos livros, é importante que a relação entre os jovens e a biblioteca seja próxima e positiva. Com o passar dos anos, os estudantes começam a encarar a biblioteca como um ambiente “chato” ou vão até o local somente para passar o tempo. Tanto a biblioteca escolar quanto a cultural devem se mostrar atraentes para os seus diferentes públicos.

Biblioteca escolar

No caso da biblioteca escolar, além de ser uma extensão da sala de aula, ela deve estar preparada para receber os alunos de forma completa, aplicando melhorias desde a infraestrutura até o acervo bibliográfico. Na Educação Infantil, por exemplo, é interessante que a biblioteca tenha uma mobília adequada ao tamanho dos alunos, o que facilita e estimula a interação dos pequenos com os livros.

No Ensino Fundamental e Médio, a biblioteca deve ser um espaço para estudo, realização de trabalhos e até de debate, desde que tenha uma área reservada, na qual a conversa entre alunos não atrapalhe os outros estudantes que estão acessando o local.

Biblioteca cultural

Para as bibliotecas culturais, o desafio é um pouco maior, já que é preciso atrair o público em geral. O bibliotecário tem um papel muito importante nesta atração, pois ele recebe os frequentadores e, dependendo da abordagem, pode incentivar os visitantes a retornarem mais vezes ao local. Mostrar a organização da biblioteca, o que ela oferece e esclarecer as dúvidas dos frequentadores são alguns pontos que não podem faltar na biblioteca cultural que almeja atrair o público.

  1. Local para o enriquecimento cultural

O incentivo à leitura envolve etapas importantes do processo de educação, por isso, deve ser iniciado ainda nos primeiros anos de vida dos estudantes. Mas, para que esse estímulo seja completo e duradouro, é importante que as bibliotecas escolares e culturais consigam atrair as pessoas de forma efetiva.

Além da leitura em si, a biblioteca deve ser um espaço para o enriquecimento cultural. Deste modo, promover ações como feiras, saraus, eventos que celebram uma data cultural importante, peças teatrais e apresentações de dança são essenciais para chamar a atenção do público e envolvê-lo com a biblioteca. Esse alongamento da biblioteca aproxima as pessoas, mostrando que todos são bem-vindos no espaço, pois a biblioteca e o acesso ao conhecimento devem ser democráticos.

Apresentamos neste artigo 3 dicas que ajudam no incentivo à leitura e também são importantes para ampliar a procura na biblioteca. Porém, com a correria do dia a dia, é difícil para os bibliotecários terem tempo hábil para projetar e desenvolver essas inciativas. Por isso, uma dica final e muito relevante para as bibliotecas escolares e culturais tem a ver com a adoção de um software de gestão de bibliotecas, como o SophiA, desenvolvido pela Prima.

Com esse recurso tecnológico, é possível otimizar processos importantes, como catalogação de livros, empréstimo, devolução e gerenciamento do acervo. Assim, os bibliotecários terão mais tempo para se dedicarem as ações de incentivo à leitura. Clique aqui e conheça mais sobre essa plataforma. Para conferir outras notícias como esta, assine agora mesmo a nossa newsletter.

Fonte: Sophia

Sobre admin

Check Also

Atualização dos dados de 2019 Bibliotecas SisEB – Prorrogação de prazo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *