Página inicial / Eventos / 1º Encontro Diversidade em Arquivos

1º Encontro Diversidade em Arquivos

 

1º ENCONTRO NACIONAL DIVERSIDADE EM ARQUIVOS – ARQUIVOS E PODER, ARQUIVOLOGIA E POTÊNCIAS

INSCRIÇÕES: https://doity.com.br/diversidade-em-arquivos-2018

PERÍODO DE SUBMISSÃO DOS TRABALHOS: 14/6 a 3/9/2018

CHAMADA PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS

A Comissão Organizadora do 1º Encontro Nacional Diversidade em Arquivos, composta pelas professoras Fernanda da Costa Monteiro Araújo (UNIRIO) e Jacqueline Ribeiro Cabral (UFF), torna pública a chamada para submissão de trabalhos a serem apresentados no evento paralelo integrado ao VIII Congresso Nacional de Arquivologia na cidade de João Pessoa-PB, entre os dias 8 e 11 de outubro de 2018.

O objetivo do Encontro é discutir a importância das diversidades étnicas, regionais, culturais, religiosas, de gêneros e sexualidades, dentre outras, nos arquivos. Através do debate entre investigações científicas, experiências e iniciativas em torno da temática proposta, buscamos disseminar e incentivar questionamentos acerca das histórias, lutas e vivências dos mais variados grupos e sujeitos que fazem parte da sociedade brasileira.

A importância dos arquivos para a legitimação das pautas e reivindicações desses atores, bem como as reflexões acerca dos usos dos documentos arquivísticos no processo de construção de suas memórias e identidades são preocupações centrais nas pesquisas que desenvolvemos e que queremos conhecer por meio desse momento de diálogos e trocas.

A Arquivologia ainda se apresenta como um campo de estudo demasiadamente técnico, tímido em relação às diversidades e muitos outros aspectos direta ou indiretamente atravessados por diferentes abordagens em torno dos arquivos e seus documentos. Precisamos expandir os debates sobre essa e outras temáticas a fim de aproximar a disciplina das experiências e trajetórias sociais. Os arquivos ocupam uma posição de poder e, como tal, influenciam de diversas formas a construção e elaboração de modelos e ideias sobre determinados grupos e/ou sujeitos sociais.

Nesse sentido, convidamos toda a comunidade acadêmica, profissionais, estudantes e militantes interessadas e interessados na proposta a participar do 1º Encontro Nacional Diversidade em Arquivos nos enviando, até o dia 3 de setembro de 2018, uma comunicação a ser apresentada (oralmente) de acordo com os campos apresentados no site de inscrição do evento.

https://doity.com.br/diversidade-em-arquivos-2018

Sobre admin

Check Also

Abertura da Exposição “Machado de Assis na BBM: primeiras edições e raridades”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *