Página inicial / Museologia / Museus / 18ª Semana Nacional de Museus começa nessa segunda-feira

18ª Semana Nacional de Museus começa nessa segunda-feira

Começa nessa segunda-feira, a Semana Nacional de Museus (18ª SNM) com programações online planejadas por museus e instituições culturais de todo o país. Com o tema “Museus para a Igualdade: diversidade e inclusão”, a temporada é a 18ª edição do evento orquestrado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) em comemoração ao Dia Internacional dos Museus (18 de maio).

Em virtude da necessidade da adoção de medidas de prevenção ao Coronavírus (Covid-19), ainda na segunda quinzena de março, o Ibram recomendou que os eventos presenciais planejados para a 18ª SNM fossem cancelados e sugeriu que as instituições buscassem moldar suas atividades para ambiente virtual.

Segundo Patrícia Fernandes, coordenadora da Divisão de Promoção Museal, no Ibram, que coordena a realização da Semana de Museus, devido à necessidade de adaptações na programação, muitas das mais de 900 instituições inscritas incialmente não chegaram a informar suas novas programações. “Nós estamos buscando pelas redes sociais mapear todas as atividades programadas e iremos divulgá-las em nossos canais ao longo da Semana”.

“Após a interrupção do funcionamento dos museus, infelizmente, essa adaptação foi necessária. Mas o que podemos destacar como ponto positivo é que, em meio à pandemia, as pessoas poderão ter acesso às instituições e participar de atividades desenvolvidas mesmo daquelas que ficam distantes geograficamente. Isso graças à reorganização dos museus no intuito de manter o contato com o público”, concluiu Patrícia Fernandes.

Serão várias atividades programadas. Entre os Museus Ibram, no dia 18, estão previstos o lançamento dos novos sites institucionais do Museu do Diamante (MG) e do Museu Imperial (RJ). Já o Museu Casa Histórica de Alcântara (MA) e o Museu Casa da Hera (RJ) também lançarão os seus acervos online por meio da plataforma Tainacan, nos dias 18 e 19, respectivamente.

No dia 24 de maio, o Museu Villa-Lobos (RJ) lançará na plataforma Google Arts&Culture, a exposição virtual Native Brazilian Music: 80 anos, que conta o percurso da gravação de um dos discos mais icônicos da história da música brasileira. Lá também serão disponibilizadas 50 fotos do acervo do museu.

Confira aqui outras atividades dos Museus Ibram e acesse o Guia da Programação da 18ª Semana Nacional de Museus e acompanhe a realização de outras atividades pelo nosso Facebook e Instagram.

Fonte: Museus

Sobre admin

Check Also

Projeto de leitura para pessoas acima de 60 anos está com inscrições abertas em Itapetininga

Segundo a prefeitura, a iniciativa é totalmente digital e segura. Acervo virtual possui mais de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *