Página inicial / Biblioteconomia / Bibliotecárias(os) / Dia do Bibliotecário – Fundação Casa de Rui Barbosa

Dia do Bibliotecário – Fundação Casa de Rui Barbosa

A série quinzenal “Memória e Informação” promove na quarta-feira, dia 11/03, às 14h30, o evento dedicado as comemorações do Dia do Bibliotecário com o tema: Dia do Bibliotecário: Desafios, perspectivas e possibilidades de atuação do profissional bibliotecário. Na sala de cursos, com a entrada franca.

O evento será composto de uma mesa de abertura com a participação de Ana Ligia Medeiros (FCRB); Denise Batista (REDARTE e Museu Chácara do Céu); Cristian José Oliveira Santos Brayner (Representante do Conselho Federal de Biblioteconomia) e Viviane Santos Cunha (Conselho Regional de Biblioteconomia).

Em seguida haverá palestras de Gustavo Saldanha (IBICT/RJ) e Claudio Ribeiro (UniRio).

:: Ementa

A informação tem papel essencial e cada vez mais representativo para o desenvolvimento social, científico e tecnológico de um país. Nesse sentido, cabe ao bibliotecário, profissional que lida diariamente com esse insumo, se adaptar e desenvolver novas competências para atender às demandas informacionais em diferentes suportes. Dentro deste cenário, o evento propõe uma reflexão sobre o papel e a contribuição do bibliotecário como gestor, curador, mediador informacional e agente transformador social, descrevendo as suas competências e habilidades. Os palestrantes convidados abordarão questões, dentro de suas áreas de conhecimento e atuação, como as mudanças ocorridas no perfil do bibliotecário, os desafios e perspectivas. O encontro promoverá também uma ampla troca de experiências entre os participantes.

Sobre admin

Check Also

Live “A biblioterapia como campo de atuação do bibliotecário”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *